MEIO AMBIENTE
ESTAMOS INICIANDO UM NOVO PROJETO QUE IREMOS TRABALHAR DURANTE TODO O ANO LETIVO.
ESTE PROJETO SERÁ CONSTRUÍDO E ADAPTADO NO DECORRER DAS ATIVIDADES, POR ISSO AS POSTAGENS ACONTECERÃO EM TEMPOS NÃO DETERMINADOS.
PARA COMEÇAR POSTAREMOS UM PEQUENO PROJETO QUE FOI TRABALHADO DENTRO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.
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PROJETO
COLETA SELETIVA
OJETIVOS:
Perceber a
importância da coleta seletiva.
Conhecer as
cores utilizadas para cada lixeira durante a coleta seletiva.
Conhecer a
variedade de materiais recicláveis.
Saber
separar os materiais recicláveis nas respectivas lixeiras.
DURAÇÃO:
3 semanas.
TURMAS
ATENDIDAS:
Da pré-escola ao 5º
ano.
http://www.iguinho.com.br/turmadosuperv/trivia_superv.html
http://iguinho.ig.com.br/jogo-reciclagem.html
http://iguinho.ig.com.br/jogo-limpeapraia.html
http://www.smartkids.com.br/especiais/lixo-no-lixo.html
http://iguinho.ig.com.br/teste-natureza.html
CONCLUSÃO
Educação
Ambiental e Cidadania
A
Coleta Seletiva para reciclagem é uma ação importante para se
preservar o ambiente, mas para que dê resultados é preciso que toda
a sociedade colabore e participe da construção de uma mudança de
mentalidade e conseqüentemente de hábitos em relação à
problemática do lixo. Tal conscientização não se dará de um dia
para outro, mas através de um trabalho constante de Educação
Ambiental que garanta o envolvimento e a participação de todos: a
escola, a família, a comunidade e o Estado.
A
Educação Ambiental está garantida pela Constituição da Republica
Federativa do Brasil de 1988. O artigo 225 diz que cabe ao Poder
Publico “promover educação ambiental em todos os níveis de
ensino e a conscientização pública para a preservação do meio
ambiente”.
A
Educação Ambiental sozinha não é suficiente para resolver os
problemas ambientais, mas é condição indispensável para tanto. A
grande importância da Educação Ambiental é contribuir para a
formação de cidadãos: conscientes do seu papel na preservação do
meio ambiente e aptos para tomar decisões sobre para tomar decisões
sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma
sociedade sustentável. O papel do poder público é fundamental para
que tais ações se concretizem. No caso do tratamento de lixo, as
leis, regulamentos e procedimentos são definidos pela União e
define as normas gerais.
Segundo
o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) uma
sociedade sustentável deve estar em harmonia com os princípios:
Respeitar
e cuidar da comunidade dos seres vivos;
Melhorar
a qualidade da vida humana;
Conservar
a vitalidade e a diversidade do Planeta Terra;
Minimizar
o esgotamento de recursos não-renováveis;
Permanecer
os limites da capacidade de suporte do Planeta Terra;
Modificar
atitudes e práticas pessoais;
Permitir
que as comunidades cuidem de seu próprio ambiente;
Gerar
uma estrutura nacional para a integração de desenvolvimento e
conservação;
Construir
uma aliança global.
(este texto foi encontrado pelos alunos do 5ºano através de uma pesquisa)