Projeto Dinossauros
Introdução:
A chegada de um novo milênio inaugura uma época de mudanças e inovações. Dentro de um processo mundial de globalização, inicia-se um período no qual ter poder significa, principalmente, ter domínio de informações, selecionar, aplicar adequadamente as informações necessárias e úteis na construção do saber e, principalmente, chegar a compreensão das vantagens e benefícios dessa massa de informação que chega a cada segundo passa a ser uma das qualidades do cidadão do novo milênio que se aproxima.
Entendemos assim que dominar fatos e aprender técnicas de utilização do novo são atividades importantes desde a pré-escola, mas que junto com isso devemos desenvolver a capacidade de análise e interpretação, pois apenas desta forma é possível explicar o novo, apontar suas vantagens e benefícios, antever problemas, propondo soluções criativas em sua resolução para assim podermos oportunizar a formação de cidadãos autônomos e críticos com capacidade de argumentação sólida em defesa de seus princípios e conhecimentos que o leve, acima de tudo, a serem pessoas felizes.
Objetivos:
*Ampliar conhecimentos;
*Compreender o que é extinção;
*Compreender o modo de sobrevivência dos dinossauros;
*Aproximar a criança da natureza;
*Conhecer as diferentes espécies de dinossauros;
*Despertar a observação e a curiosidade na criança;
*Desenvolver hábitos e atitudes dentro de um projeto.
Metodologia:
Como primeira tarefa, conversaremos com os alunos sobre os dinossauros, procurando saber quais os conhecimentos já adquiridos pelos alunos.
Assistiremos a um vídeo que mostrará, uma história sobre os dinossauros em seguida faremos um debate sobre o vídeo que assistimos partindo da conversa inicial, do debate sobre o vídeo e dos questionamentos levantados pelos alunos, serão mandados para casa alguns temas para pesquisa:
01. Como e onde viviam os Dinossauros?
02. Como nascem os Dinossauros?
03. Do que se alimentavam os Dinossauros?
04. Por que eles sumiram?
05. Por que os Dinossauros lutavam?
06. Enviar recortes ou curiosidades sobre os Dinossauros.
Com o resultado da pesquisa, trabalharemos os itens que nela estam presentes, com a participação efetiva dos alunos. Durante todo o processo de duração do projeto receberemos e trabalharemos em cima das pesquisas lendo e observando as características de cada espécie.
Montaremos um quadro onde poderão ser visualizadas as pesquisas que cada um trouxe.
Pesquisaremos, no material que temos em sala, sobre a reprodução dos dinossauros, e em seguida,
Faremos uma maquete reproduzindo algumas espécies, que foram modeladas a partir de massinha para modelar.
A partir de brinquedos (dinossauros) trazidos pelos alunos bservaremos as características e identificaremos as espécies pelos seus nomes comparando os brinquedos, com as ilustrações das pesquisas trazidas pelos alunos, alguns livros fornecidos pelos professores e também, com os vídeos que assistiremos.
Conversaremos sobre o planeta na época dos Dinossauros, faremos questionamentos como, por exemplo: “Como sabemos que os dinossauros existiram, se eles foram extintos e ninguém nunca os viu?” Entrando assim em outra parte de nossa pesquisa: “Os Fósseis”.
Faremos uma maquete, com novas miniaturas de dinossauros feitas, onde reproduziremos o ambiente em que os dinossauros viviam separando-os em bandos da mesma espécie.
Nesta maquete será feito um “vulcão”, modelado com argila. Este vulcão reproduzirá o processo da erupção das lavas.
Experiência:
MATERIAIS:
-Argila ou massa de modelar
-Uma tabuinha para servir de base do vulcão
- Fermento em pó
- Vinagre
- Anilina culinária vermelha
COMO FAZER:
1. Esculpir um vulcão em argila ou massa de modelar em uma base (tabuinha).
2. No buraco, colocar um pouco de fermento em pó.
3. Colocar algumas gotinhas de anilina vermelha.
4. Jogar o vinagre.
POR QUE ACONTECE?
Em uma reação química, substâncias misturadas reagem ou se combinam de alguma maneira, formando uma substância nova, diferente das substâncias químicas usadas para produzi-la. Assim, quando o vinagre entra em contato com o fermento (ou bicarbonato de sódio), provoca uma reação química que produz um gás. Esse gás liberado pela reação é gás carbônico, que faz a lava do vulcão subir e espirrar.
Avaliação:
Entendemos que numa concepção sobre a relação de ensino e aprendizagem como a que sustenta o trabalho por Projetos, as três fases da prática docente – planejamento, ação e avaliação não podem entender-se senão como um sistema de inter-relações e complementaridades.
Esta avaliação proporciona a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento dos alunos.
A cada etapa do projeto trabalhado, observa-se o avanço dos alunos, avaliando a participação deles nas atividades, confecção de materiais, nas pesquisas, ou em outras atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário